• Amanda Meneses

RSVP - Indispensável ou Dispensável ???


RSVP é a sigla da expressão francesa “Répondez S’il Vous Plait” que em português significa "Responda Por Favor".

É muito comum ver essa sigla em convites para eventos como casamento, onde a confirmação da presença é essencial.

É usada para solicitar a confirmação, ou não, da presença do convidado para um evento, podendo significar “Favor Confirmar Presença”.


É uma forma de facilitar para o casal, mesmo tendo os convites tradicionais, ou seja, aqueles que são entregues em mãos, não são mais o suficiente.

Pois atualmente devido o grande investimento dos noivos com o evento, foi criada de maneira virtual ou através da assessoria contratada pelo casal.

Além do auxílio da assessora, os noivos com plataformas digitais como ICasei, Meu Casamentos, Casamentos.Com.br, sendo um controle e aonde os convidados dirão se comparecerão ou não.

Muitos confundem o RSVP como controle apenas dos convidados, mas sim há uma abrangência muito maior, em uma visão macro ou expandida, é para o controle do casamento em um todo, ou seja, bebidas, alimentação, decoração, doces. lugares, etc.


Qual a importância do RSVP ???

O RSVP é em outras palavras o dinheiro no bolso, mas como o dinheiro no bolso ???
O convidado é um custo, ele na verdade não é só o buffet e sim todos os fornecedores envolvidos,
Outra situação bastante comum é a adição de outros convidados que estavam "stand by" na lista de convidados.
Jamais queremos mesas vazias, os famosos buracos e assim os noivos também não querem, pois isso é fundamental o auxílio da assessoria juntamente com o espaço para a montagem do layoutt

Conheça os tipos de RSVP

O RSVP pode ser realizado de dois jeitos. São eles: ativo e receptivo. A seguir, confira como funciona cada um e o tipo de etiqueta para convidados do casamento.

• RSVP receptivo

Neste formato, os noivos colocam no convite e-mail, telefone e até site para que os próprios convidados façam a confirmação de presença e também o prazo máximo para a confirmação de presença.


Aqui, porém, pode surgir uma dúvida sobre o RSVP: como colocar no convite? A dica é escrever a sigla em francês mesmo. “O termo é mundialmente famoso. Mesmo não sabendo a tradução literal, mas tem a associação do significado, e compreendem o que para ser feito.

• RSVP ativo
Neste formato o RSVP, o protocolo, ou seja, a regra é que um profissional ligue para cada família, amigos e convidados em geral e faça a confirmação.

Na prática, os noivos costumam liberar ao profissional pelo evento ou por essa parte, o nome completo mais telefones pra contatos.

Vale ressaltar que o RSVP também tem a função de garantia da entrega de todos os convite relacionados ao evento.

• Usar os dois?

Quando o assunto é RSVP para casamento, todos os assessores e profissionais envolvidos recomendam expressamente os dois tipos de confirmação, pois o receptivo não é muito utilizado pela não habitualidade no Brasil, no exterior é muito utilizado.


Quem controla o RSVP ???

O controle do RSVP, nada mais que o controle da lista, é recomendável segundo alguns assessores questionados, que além do site (interessante os noivos colocarem a assessoria em cópia), também ela controlar essa lista.

Pois chega determinado momentos dos preparativos que os noivos tem outras atividades e outras rotinas também. E tem também o convidado que ama convidar outras pessoas, rs.

Por isso o profissional executando essa tarefa, não gera a famosa indisposição entre os convidados e os noivos.

Existe data limite para responder a confirmação ????

SIMMMMMM, existe a data limite, pois cerca de 30 - 20 dias antes do evento, os noivos finalizam com os fornecedores principais do evento, como buffet, decoração, lembrancinha, doces finos, etc, caso seja necessário adição de itens em contrato.

Não é recomendado, segundo assessores realizarem o RSVP com mais que 45 dias de antecedência, pois existem uma porcentagem muito grande de convidados que confirmam e acaba não comparecendo ao evento.

O recomendado é que seja enviado um SAVE THE DATE, com cerca de 120 à 180 dias de antecedência.

Considere uma margem de erro

Após todo o trabalho de confirmação de presença, ainda assim é recomendável que considere sempre a margem de 10% à 20% da famosa quebra (que em outras palavras é a falta de convidados), pois é garantido o conforto dos convidados e segurança dos noivos.

O RSVP é seu aliado e aliado do seu cliente também, e aos noivos não tenham medo de contratar é economia e segurança para vocês.


Fotos : Pinterest

#rsvp #eventos #wedding #assessoria #casamentos #bride #groom #assesesor #planejamento #convidados #weddingplanning

0 visualização